Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 7 de julho de 2012

O Salário dos Políticos e dos Idiotas

Para aqueles que acreditam em pecado, é quase isso falar sobre o salário dos vereadores nos bastidores do Legislativo Municipal. Ainda mais este ano, que é eleitoral, canibal, e no sentido literal da palavra, que não existe, escambal (neste caso, propositalmente, como derivação inexistente da palavra escambo).

Se você não sabe o perfil do seu candidato, vote em branco
Uma grande, ou melhor, enorme parcela da população acha o salário dos vereadores alto demais. Eu diria que depende muito do vereador, ou vereadora. Explico:

Mesmo sendo salário igual para todos os legisladores, temos aqueles que recebem muito, e os que recebem pouco. Vou exemplificar esta problemática política e matemática, apresentando aqui dois tipos de Edis: Os Idiotas e os Políticos.

1º - O Idiota: Aquele que aparece na Câmara apenas no dia da Sessão, e ainda chega atrasado e vai embora mais cedo. Este é o tipo que não atende a população, não cumpre com o que prometeu em campanha, não apresenta projetos de melhorias para a cidade, não fiscaliza o Executivo e prefere não se envolver em assuntos complicados e polêmicos, tudo para não se expor. Fica em cima do muro, com um pezinho em cada lado, e torcendo para não ter que dar sua opinião. É o que usa a vereança apenas para se promover. Nunca vai até a periferia da cidade, mas é o primeiro a chegar aos eventos sociais e disputar um lugarzinho na coluna social do jornal do dia seguinte.

Conclusão 1: Para estes, os idiotas, o salário que recebe é absurdamente alto, pelo nada ou
quase nada que fazem.

2º - O Político: Mas por outro lado há aquele tipo que leva o trabalho de vereador a sério. Quando não está na Câmara está andando pela cidade e verificando as reais necessidades da população.  Recebe os munícipes e procura cumprir com os compromissos que assumiu em campanha, e quando não consegue isso, justifica o motivo. Não omite sua opinião em questões polêmicas quando estas são para ajudar a cidade melhorar e crescer, e mesmo que esta não agrade a todos, ou mesmo a grande maioria, tem coragem suficiente de emiti-la e defendê-la.

Conclusão 2: Para estes, os políticos, o salário é bem pago, e vale cada centavo.

Triste é que o segundo tipo anda em extinção, na mesma proporção que o perfil do primeiro domina as cadeiras dentro das Câmaras por este país afora, colaborando, desta forma para a população desacreditar cada vez mais na politica, e esquecer, ou não se permitir saber ou lembrar, o real significado das denominações “idiota” e “político”, segundo os gregos, que é:

- Idiota, de idiótes, em grego, significa aquele que não é político, que acredita que a regra da vida é "cada um por si e Deus por todos".

- Político, que vem de polis (cidade), foi o nome que os mesmos gregos deram a quem cuidava da vida pública, da comunidade, e que acredita que a mais nobre regra da vida é "um por todos e todos por um".

Assim, há vereadores caros e os baratos, e os que valem muito e os que não valem nada. Tudo depende do custo benefício. Um real para quem não faz nada é muito, mas muito mesmo!

Pense bem antes de votar. Na dúvida entre o Idiota e o Político, vote em branco.

0 DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO:

Postar um comentário


Powered by Blogger. Designed by Arnaud.
Real Time Web Analytics