Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 12 de novembro de 2011

Conselheiro José Joaquim da Rocha

Quem não se lembra do primeiro dia de grupo escolar? Eu me lembro como se fosse hoje. Estava no pátio da escola, com a minha mãe, esperando a professora me chamar para a sala de aula. Estava muito feliz e ansioso para começar a estudar. 

Enquanto viajava em minha imaginação, a professora “Dona Aparecida” me chamou. Minha mãe me empurrou com um pouco de força, o suficiente forte para me jogar para cima de meus novos colegas de escola. Mesmo com esse contratempo, estava muito feliz. Foi meu primeiro dia como aluno na “Conselheiro José Joaquim da Rocha”. 

Grupo Escolar "Conselheiro José Joaquim da Rocha" - Anos 60
Criada pelo Decreto nº 4.925 de 28/01/1918, antes situada no Tavares sob denominação de Grupo Escolar “Vila Rio Piracicaba”. Em 1926 foi transformada em Grupo Escolar "Conselheiro José Joaquim da Rocha”, em homenagem ao grande patriarca da independência.

Em 1956, foi construído o prédio próprio situado a Rua Marechal Deodoro, nº 59 e ampliado e recuperado em 1958 pela CARPE.

Com o advento da Lei 5.692/71, passou então a chamar Escola Estadual “Conselheiro José Joaquim da Rocha”.

Escola Estadual de Ensino Fundamental (1ª a 4ª Série) - novembro/2011
Em 1997 passa a pertencer a Prefeitura Municipal de Rio Piracicaba, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, retornando ao estado em 2002, quando funcionou como 2º endereço da Escola Estadual do Córrego São Miguel.

Finalmente em 2003, através de parecer 954/2003, passa a ser denominada Escola Estadual de Ensino Fundamental (1ª a 4ª Série), estabelecimento este que é mantido hoje pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado da Educação.

Um comentário:

  1. Não sei porque o Governo do Estado não aceitou retornar com o nome antigo. Esse nome genérico "Escola Estadual de Ensino Fundamental" não representa a grandiosidade desta instituição que é berço de formação de boa parte dos piracicabenses.

    ResponderExcluir


Powered by Blogger. Designed by Arnaud.
Real Time Web Analytics