Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de maio de 2013

Um Pé de Quê?

Esta belíssima planta localizada ao lado da Pça Presidente Costa e Silva, nos jardins de uma residência, trata-se na realidade da Agave-dragão.

Nome Científico: Agave attenuata
Nomes comuns: Agave-dragão, Pescoço-de-cisne, Tromba-de-elefante
Família: Agavaceae - Origem: México
A Agave-dragão é uma planta suculenta, com um ciclo de vida perene e que pode atingir 1,5 metros de altura. O seu tronco, quase lenhoso, é formado pelas folhas velhas. As suas folhas estão dispostas em roseta e não têm espinhos nas margens. São grossas, verde-acinzentadas, largas na base e acuminadas numa ponta seca que se assemelha a um espinho. A planta quando adulta, emite uma inflorescência longa, cilíndrica, curva e densamente coroada com flores pequenas. Esta pode atingir cerca de 3,5 metros, se esticada. A Agave-dragão é uma planta ornamental muito utilizada nos jardins.

Cultivo: Deve ser plantada a pleno sol. Suporta bem condições extremas, adaptando o seu desenvolvimento ao tipo de solo e à disponibilidade da água. No entanto, não aguenta secas prolongadas e é sensível às geadas. Multiplica-se por rebentos que aparecem junto à base e ao longo do tronco.

Curiosidades: O nome científico attenuata significa “frágil” ou “fino”; Os nomes comuns Pescoço-de-cisne e Tromba-de-elefante derivam da forma como a sua inflorescência se apresenta, numa espiga de flores muito alta e espessa, curvando com o peso; A planta morre após florescer; A sua seiva pode ter tóxica, provocando irritação na pele.

0 DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO:

Postar um comentário


Powered by Blogger. Designed by Arnaud.
Real Time Web Analytics