Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 17 de março de 2012

Cidade Sem Rosto

O que é um Monumento?

  • Obra de arquitetura ou de escultura destinada a transmitir ou a perpetuar para a posteridade a lembrança de um grande vulto ou de um acontecimento; 
  • Edifício público notável pela sua grandeza ou pela sua magnificência; 
  • Mausoléu, sepultura suntuosa; 
  • Qualquer obra intelectual ou material que pelo seu alto valor passa à posteridade; 
  • Edifício ou objeto mobiliário pertencente a uma coletividade ou a um particular, e que, pelo seu valor histórico ou artístico, é submetido a um regime jurídico especial, com a consequente classificação administrativa que tem como finalidade assegurar sua conservação.

Por incrível que pareça, em Rio Piracicaba não temos monumentos.

Uma cidade sem monumentos seria como uma família sem registro de suas origens.

Tosco monumento erguido pelo então Lions Clube de Rio Piracicaba 
Rio Piracicaba não preserva a sua história e, por conseguinte a história de seu povo. Não se vê políticas de preservação da memória e dos patrimônios construídos e naturais.

Se o passado é preservado é porque ele tem sempre algo a dizer para situar e apontar para o presente.

Vemos que Rio Piracicaba está fadada ao esvaziamento de sua história se não guardar a memória de seu povo.

A pequenez do novo se contrasta com o antigo em recuperação
Aqui se joga entulhos nas ruas, crianças jogam bola no gramado da praça, e todos acham isso natural.

É preservando a nossa memória, valorizando as ações e as diversidades culturais, educando nossas crianças e jovens, que iremos festejar no futuro, uma bonita e conscientizada história de Rio Piracicaba.

Outubro está chegando, e se não mudarmos esta política paternalista/populista, uma vez mais, Rio Piracicaba continuará sendo esta cidade "sem rosto" e "sem memória". O que é uma pena, não apenas para os filhos da terra, mas para outros milhares que aqui escolheram para viver e/ou trabalhar.

Pequeno, mas belíssimo monumento. Hoje escondido entre placas de um posto de gasolina
Em tempo: são chamados de paternalismo os mecanismos políticos que oferecem uma atividade assistencial em favor do povo, mas de forma autoritária. O populismo é caracterizado pela criação de uma figura política que diz defender os direitos do povo para se manter no poder.

4 comentários:

  1. Bem lembrado. Somos realmente uma cidade sem rosto. Poderíamos ter um monumento homenageando o escravo Jeremias, ou até nosso querido Padre Levy. Ou até uma escultura futurista feita com minério de ferro bruto, riqueza maior de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Oportuno o comentário acima. Uma justa homenagem deveria ser prestada a esse nosso irmão Jeremias, excluido e oprimido pela a ganância do ter, do poder e do prazer de nossos antepassados, mas que consegui a graça da justiça pela Proteção DIVINA, que perpetua e originou esse lindo Jubileu do Senhor Bom JESUS. Questão de Fé.

    ResponderExcluir
  3. Uma cidade em que seu povo joga entulho na rua e a prefeitura entope os passeios com caminhões e caminhões de areia, só merece um monumento: O SUJISMUNDO,cujo slogan era: povo desenvolvido é povo limpo.

    ResponderExcluir
  4. Calma fessora, educação vem do berço. Mas acho que a escola deveria dar uma ajudinha ensinando as nossas crianças a não jogar entulho na rua e bola no campinho apropriado. Talvez assim elas (as crianças) ensinassem a seus pais aquilo que eles teriam de ter aprendido com seus avós.

    ResponderExcluir


Powered by Blogger. Designed by Arnaud.
Real Time Web Analytics