Todos sabem que o ano tem 365 dias mas, de quatro em quatro anos uma coisa aparentemente muito estranha acontece: um dia a mais é adicionado ao final do mês de fevereiro, fazendo com que aquele ano tenha 366 dias. O ano que tem 366 dias é chamado ANO BISSEXTO e, nesse caso, encontramos o dia 29 de fevereiro no calendário.
O Ano Bissexto foi introduzido no calendário devido a uma diferença existente entre o Ano Civil e o Ano Tropical. Parece complicado? Nem tanto!
Pois bem, o Ano Tropical tem exatamente 365,24219 dias. Assim, se o calendário definisse o ano como tendo sempre 365 dias (ano civil), a cada 5 anos teríamos um erro de mais de um dia e, portanto, a data em que ocorreria o Equinócio Vernal (começo da primavera no hemisfério norte) seria cada vez mais adiantada. Desse modo, introduziu-se no calendário, a cada quatro anos, um dia adicional que é o dia 29 de fevereiro.
No Calendário Juliano, havia dois dias 24 ao invés do 29 no mês de fevereiro - Pura superstição |
Calendários Romanos antigos que originaram o atual |
Decidiu-se então que quando o ano tivesse 366 dias, um dia seria adicionado após o sextus die ante calendas Martius (em latim, significa o sexto dia antes das calendas de março - calendas indicava o início do mês). Ou seja, de quatro em quatro anos haveria dois sextos-dias antes das calendas de março, pois haveria o sextus die e o bis-sextus die - sendo que a partícula BIS significa REPETIÇÃO.
Em resumo, BISSEXTO significava originalmente: repete-se o sexto dia antes das calendas de Março. O sexto dia antes das calendas de março seria equivalente, no calendário que usamos atualmente, ao dia 24 de fevereiro. Ou seja, a interpretação correta da regra do Calendário Juliano seria que o mês de fevereiro teria duas vezes o dia 24 e nunca um dia 29.
0 DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO:
Postar um comentário