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terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Estação Ferroviária

A estação ferroviária de Rio Piracicaba foi inaugurada em 22 de abril de 1935. Curiosamente na sua inauguração recebeu o nome não de nossa cidade, mas de Augusto de Lima, dado o fato de que o político e jornalista havia morrido no dia da inauguração da estação (22 de abril). Não sabemos até quando esse nome vigorou, mas deve ter ido até no máximo 1938.

Estação Ferroviária de Rio Piracicaba - inaugurada em 22 de abril de 1935
Desde sua inauguração a estação pertenceu a E. F. Central do Brasil (1935-1975), a RFFSA (1975-1998) e por fim a Vale (1998-2012). Há alguns anos atrás (2002) a Vale desfigurou completamente a estação dando a ela um visual moderno, mas muito feio por sinal. 

Histórico: O ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória a Minas, a partir de 1936.

Embora tenha ganhado um visual moderno, nossa estação ficou bem mais feia
A EFVM começou a circular no ramal já nos anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a Vale, dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada, fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a Vale iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6 (Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996.

O que assegurou definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a iniciativa de preservá-lo para fins turísticos, quando se criou o projeto Trem do Ouro - mais tarde transferido a outras regiões por influência política - e jamais implantado. Isto assegurou a linha no trecho da serra de Barão de Cocais até Costa Lacerda.

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