Estação Ferroviária de Rio Piracicaba - inaugurada em 22 de abril de 1935 |
Desde sua inauguração a estação pertenceu a E. F. Central do Brasil (1935-1975), a RFFSA (1975-1998) e por fim a Vale (1998-2012). Há alguns anos atrás (2002) a Vale desfigurou completamente a estação dando a ela um visual moderno, mas muito feio por sinal.
Histórico: O ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória a Minas, a partir de 1936.
Embora tenha ganhado um visual moderno, nossa estação ficou bem mais feia |
A EFVM começou a circular no ramal já nos anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a Vale, dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada, fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a Vale iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6 (Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996.
O que assegurou definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a iniciativa de preservá-lo para fins turísticos, quando se criou o projeto Trem do Ouro - mais tarde transferido a outras regiões por influência política - e jamais implantado. Isto assegurou a linha no trecho da serra de Barão de Cocais até Costa Lacerda.
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